sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um Novo Olhar para o Mundo Digital.












Não é novidade que a tecnologia e a internete tem contribuido muito para que o conhecimento não fique somente guardado nas estantes das bibliotecas. No entanto esse saber à posição não terá utilidade se soubermos como acessá-lo.Desenvolver as habilidades de pesquisa nos estudantes é um dos grandes desafios do professor atualmente.

Hoje em dia o aluno, tem muito mais acesso a internete, do que os professores, pois estão sempre tendo o acesso a outros ambientes, como: orkut, msn, chat, sala de bate papo, entre outros, como diz "Pierre Lèvi, um texto,caleidoscòpicos, móvel, gira e se desdobra à nossa frente".

Com o projeto "Meu Bairro Minha Rua Minha Gente" nós da Escola Sinèsia Caldeira Bela, fisemos o levantamento dos conhecimentos prévios para ver quantos e quais alunos, se disponibilizavam de uma câmera digital, ou de um aparelo de celular que tirassem fotos,os alunos ficaram empolgados e logo sairam no bairo em que mora, fotografando tudo que achamavam interessante e chamava a sua atenção, fotos de sua fàmilia, animais de estimação, estabelecimentos coméciais, residência, praças, quadra poliesportiva e outros ambientes familiares, nem eu mesma tinha me dado conta de tanta beleza existente no bairro Baixão de sinèsia,depois no dia posterior fisemos a socialização e colocamos para revelar, percebi que os alunos tinham um potencial que nem todo fotográfo profissional tem, depois catalogamos as fotos, de acordo com as mesmas produzimos uma mensagem para cada cenário.

Vivemos em uma sociedade capitalista,globalizada onde sobrevivemos na mira da lei da oferta e da procura, passamos por grandes revoluções industriais, onde os seres humanos vivem cheio de desejos e felicidades. Numa sociedade capitalista, estar excluido do mercado, é estar excluidodas condições dignas de vida.
Referências:
SILVA, Patrícia Lopes Pinto da. O conecimento a um Clique de Distância. Revista Mundo Jovem. Ano47 14 de outubro 2009.












Nenhum comentário: