segunda-feira, 31 de maio de 2010

A magia da leitura


Certamente aprendemos a ler a parti do nosso contexto pessoal. E temos que varolizá-lo para poder ir além dele.
Maria Helena Martins.


Descobri o encantamento da leitura já adulta, pois no meu tempo de criança não tive a oportunidade de conhecer o mundo encantado da leitura. Filha mais velha, nunca vi meus pais com um livro na mão, portanto, eu não tinha intimidade para com a leitura. Hoje, mergulhos nesse universo literário com todas as minhas forças gostam de descobri as aventuras desse mundo de pequenas e grandes palavras.
As atividades de leitura que desenvolvo com meus alunos hoje estão mais ligadas ao prazer de ler, não na obrigação. Penso que é necessário que se tenha prazer antes de tudo, para que a vontade de realizar os atos seja possível. Uma criança quando nasce e começa a perceber o mundo a sua volta, sugar o peito de sua mãe, sentir seu aconchego nos braços, perceber a luz que o iluminam, os sons, barulho agradável, desagradável, tudo isso é leitura. Ela se dar através dos conhecimentos adquiridos e a cada momento o ser humano faz suas leituras diversas. Cada pessoa faz suas leituras através do imaginário, desvendando os segredos da vida.

Precisamos compreendê-lo, conviver com ele, temos que modificá-lo através de bons exemplos, experiências concretas à medida que cada um faz da sua parte, fazendo suas escolhas preferidas dentro de que interessa ler. Só existe o medo de ler geralmente em pessoas que de fato ainda não tem muita segurança no que diz respeita a leitura ou tem trauma de algum passado durante sua escolaridade. Mas precisamos acabar com esse pesadelo que tanto nos incomoda.






Nenhum comentário: