quinta-feira, 9 de abril de 2009

O software abre as portas para o crescimento


A liberdade de usar um programa como software livre nos proporciona a vivência em um espaço essencialmente colaborativo. Por ser livre podemos contribuir no processo de desenvolvimento tendo ele um código aberto.
È gratificante saber que Irecê está passando por um processo de avanço tecnológico visando a inclusão social digital. Porém,sabemos que ainda há muito o que fazer nas políticas de inclusão digital, democratizando e potencializando ao acesso a todos.
através das visitas para a pesquisa de campo em software livre, percebemos a implantação de infocentros em algumas escolas e telecentros em dois bairros da nossa cidade e em três povoados.
No entanto considero urgente a implantação de infocentro em todas as escolas que ainda não foram beneficiadas em visto as vantagens que a inclusão digital trouxe as comunidades privilegiadas.
Acredito que o software livre tem produzido de forma colaborativa, aplicativos eficientes com licença gratuita, facilitando o acesso dos meios digitais livres.

6 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

Ótima relexão colega!
Realmente é necessario que se faça um trabalho de consientização além da implantação de novos infocentros...
O Tabuleiro Digital tem feito um exelente trabalho. Eles certificam 50 jovens, no 1º semestre de cada ano para atuarem como auxiliares técnicos, os mesmos tem ocupado espaço no mercado de trabalho ireceense e no 2º semestre certificam pessoas da comunidade em geral, desde que saibam ler, na operacionalização das maquinas. Esse é um bom ponta pé na inclusão digital!

Gicélia disse...

Delian, ainda acrescento que todos esses projetos geram um processo de inclusão digital,principalmente para aqueles que não têm a menor possibilidade de comprar um computador, garantindo o acesso através da entidade escolar, proporcionando aos alunos das escolas contepladas, seu espaço garantido no Centro de Inclusão Digital e no infocentro aumentando a ssim o número de usuários que começam a ter contato com a informatização desde cedo.

Simone disse...

Boa reflexão colega,más volto a dizer que embora nossa região já tenha dado um passo largo nessa conquista de incluir digitalmente os jovens da nossa cidade, percebo que ainda precisamos fazer alguma coisa pela nossa comunidade escolar, onde a maioria ainda não tem esse acesso digital que nos dias de hoje se faz fundamental para o crescimento de nosso jovens enquanto cidadãos que precisa construir sua identidade e fazer parte da construção da cidadania de forma atuante.

Rita Rezende disse...

Olá Delian!
Ewspero que em um curto espaço de tempo, estejamos usufluindo das desse software-livre com maior liberdade , pois ainda estamos presos por falta de conhecimento em como se manuseia as ferramentas.

Bonilla disse...

Muito bem Delian, gostei da reflexão. Mas, o que mais vc analisa das visitas que realizou. Compartilhe tuas reflexões, colabore com a galera e vamos trocar idéias...
estou aguardando.

Delian disse...

A liberdade de usar um programa como Software Livre nos proporciona a vivência em um espaço especialmente colaborativo.Por ser livre podemo contribuir no processo de desenvolvimento tendo ele um código aberto.