sábado, 15 de agosto de 2009

Tecnologia para Inclusão Social.


Segundo a professora Bonilla, “Internet é muito mais do que fazer pesquisa”. A sociedade atual demanda por um educador flexível e observador que desempenha um papel fundamental na sociedade, despertando no outro suas potencialidades e talentos, caminhando lado a lado, educador e educando.
O educador constrói sua identidade profissional através de formação continuada. Nós educadores aprendemos enquanto ensinamos, valorizando a construção coletiva de saberes inovadores, com a ação constituída a realidade interativa no processo de inclusão digital. Que implica em compreender a pratica interdisciplinar, dentre as dimensões do processo de inclusão digital.
Está incluído não é só está a frente de uma máquina e sim a interação e a construção do saber dentro e fora da escola.
O professor apenas está apto para solicitação de pesquisa, mais a máquina oferece inúmeras possibilidades para os nossos docentes além de pesquisa.
O professor precisa ter conhecimento e está incluído digitalmente para solicitar aos alunos uma gama de informações que a tecnologia oferece, além de pesquisas, eles podem criar chats, blogs, produção de vídeos, fotos e outros ambientes que o mundo digital oferece.
É necessário que o aluno explore suas múltiplas linguagens e ambientes on-line, para que haja interação e o contato com a informação dentro e fora da sociedade atual.

3 comentários:

Gicélia disse...

É isso aí Delian.....Muitas vezes limitamos a capacidade de nossos alunos, insistindo no ensino tradicional sem levar em conta o seu potencial de criar, produzir e mostrar sua capacidade através do mundo virtual com diversos instrumentos/ferramentas que os levam a prendizagens significativas.

Simone disse...

Realmente colega o mundo moderno oferece muitas possibilidades, entre elas os meios tecnologicos que facilita e muito nossa vida, penso que estar excluido de todo esse processo tecnologico seja realmente um atraso de conhecimento, principalmente quando se fala em educação. Concordo com você quando diz que precisamos aprender, para que possamos oferecer o melhor aos nossos alunos.

Rita Rezende disse...

Concoredo e nós fazemos parte de todo este processo.