sábado, 12 de setembro de 2009

Segundo Encontro do GEAC de Bonilla.


No momento da leitura do texto "Novas Práticas de Leitura e escrita":, Letramento na Cibercultura de:Magda soares,lembrei-me de alguns cursos que participei"O PROFA (Programa de Professores Alfabetizadores) e o PRÒ_LETRAMENTO(Programa de Formação Continuada de professores Alfabetizadores do Ensino Fundamental), o mesmo era composto de dois módulos Língua Portuguesa e matemática.Achei interessante e entendi que a alfabetização se processa nas habilidades de leitura e escrita, o letramento favorece a aprendizagem e vai além de codificar e decodificar. Sabemos que para usar essas habilidades existem alguns aspectos considerados em prática sociais,e se necessário interações(professor-aluno, aluno-aluno), a atuação a partir de questões que possam auxiliar sobre a prática centralizada no saber ler e escrever que vai além de ler e escrever alguns textos mais complexos.
Visto que o conhecimento é construido primordialmente por meio de um processo de interação,de troca de trabalho coletivo, assim a tecnologia da comunicação constitui importante elemento no processo de inclusão digital.
Hoje encontro-me nesse processo de aprendizagem e aque ao longo do curso irei aprender, tornando-a lertada digitalmente.

3 comentários:

Sule disse...

Oi querida!
Muito bom perceber sua compreensão nesse processo. O quanto tem se apropriado e tem construído!

Parabéns.. Agora, vamos procurar manter o blog atualizado com mais periodicidade: as descobertas, os estudos, o que vc esta se aproximando e percebendo do movimento de inclusão digital em Irecê!

Bjinhos
Sule

Cristina disse...

É isso colega, a aprendizagem é um processo contínuo, então temos que nos alfabetizarmos digitalmente, pois estamos em uma era digital.

Simone disse...

Todos esses estudos nos fizeram compreender um pouco sobre essas demandas tecnologicas,nesse processo de aprendizagem estamos conhecendo as inúmeras possibilidades que esse universo digital proporciona.