quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Síntese do Capítulo XVI do Livro Odisséia



Na choupana Ulisses e o rgrégio porqueiro encontravam-se preparando a refeição matinal, quando de repente Ulisses acariciando os cães, percebeu o ruído dos passos chamando Eumeu, dizendo-lhe que achava que vinha alguém, porque os cães começaram a balançar sua cauda.

Nem terminara de falar quando o filho de Ulisses apariceu na porta, tomado de emoção, o porqueiro Eumeu deixou cair o vaso em que preparava a refeição, correndo para seu amo, beijando-lhe seus belos olhos e suas mãos.

Telêmaco lembra logo da sua mãe, perguntando-lhe se ainda residia no palácio ou se algum homem a retirou de lá, o porqueiro imaginou que ela ainda continuava vivendo no palácio com seu coração fiel.

Tendo assim falado, tomou a lança de bronze das mãos de Telêmaco entrou na casa, Ulisses encontrava-se sentado, oferecendo o acento para Telêmaco, porém telêmaco rejeitou pedindo que o estrangeiro continuasse sentado, que o encontraria um outro acento na sua cabana.


Telêmaco não gostou do seu pai de criação ter hospedado um estranho em sua choupana sem conhecê-la.

Ulisses não gostou que seu filho tratasse dessa forma, dizendo-lhe que ficou ofendido, que da maneira como tratava seus hóspedes.

Telêmaco replicou-lhe dizendo que seu povo não o odiava. Tinha receio por alguns querem ver sua destruição. O porqueiro decidiu ir à casa de Laertes contar sobre a chegada de Telêmaco, quando Atena estava observando, viu o porqueiro e logo tratou de se transformar em uma bela moça, parou na porta da choupana fazendo sinal para Ulisses.

Ela pediu que Ulisses contasse toda a verdade para seu filho, transformando-o em um bonito jovem, Ulisses entra na choupana e conta toda a verdade para seu filho, deixando Telêmaco confuso, dizendo lhe que ele não era seu pai, porque não era um deus capaz de se transformar.

Ulisses diz que foi Atena que tinha o poder de lhe transformar.

Telêmaco fica emocionado. '

Eles planejam sua chegada no palácio. Telêmaco acha pouco o auxílio que eles têm, dizendo que encontrará uma tropa pela frente.

Ulisses pede a Telêmaco segredo sobre sua pessoa que ele quer descobrir realmente quem são seus verdadeiros amigos.

O porqueiro vai até o palácio e avisa a chegada do seu filho.

Alguns pretendentes não gostaram da notícia e começaram a preparar novos planos para a morte de Telêmaco.

Penêlope preocupada com a vida do seu filho se desabafa com Eurímaco, não sabendo ela que o mesmo queria vê-lomorto.

Nenhum comentário: