domingo, 6 de dezembro de 2009

O GRUPO DE ORIENTAÇÃO


As aulas de orientação com a professora Soraya foram enriquecedoras, a pedido dos cursistas, Soraya convidou a professora Imária para tirar nossas dúvidas em relação às regras ortográficas. Estudamos alguns textos como, O registro da prática docente e Instrumento de formação e transformação de Amanda Cristina Teagno Lopes, e diário de campo. Foi através das leituras do grupo de orientação surgiu à idéia de trabalhar com diário de Ciclo, na minha sala de aula, confesso que essa idéia deu certo, pois os alunos estão gostando cada vez mais de realizar seus registros sem muita cobrança, percebo que muitas vezes o aluno perde o interesse de escrever, pela cobrança indevida do professor, o trabalho vem dando certo, pois percebo que escreve as histórias vivenciadas por alguns no seu dia a dia através da socialização espontânea do grupo.

“Ao escrever, refletimos não apenas sobre o objeto narrado – os alunos, a situação, as atividades e tarefas propostas, a rotina - mais também sobre nós mesmos, nossa atuação enquanto protagonista dos fatos, expondo emoções, medos. Desse modo, o registro do diário constitui também espaços para o professor expor suas aflições, suas dúvidas, suas conquistas e descobertas “(LOPES, 2003, p. 4).

É através da escrita que percebemos o quanto precisamos da leitura, para descobrimos a magnitude do conhecimento e do saber. E a professora soube gerenciar esse processo dando ênfase aos conteúdos que tínhamos mais dúvida na construção desse processo, que é a produção do Diário de Ciclo Três.

Nenhum comentário: