domingo, 6 de dezembro de 2009

PALESTRA ESCOLA E FAMÍLIA


A palestra com Ivan Faria falando sobre a família, foi de grande importância para mim, pois me ajudou a lidar com os conflitos no dia a dia em sala de aula. Mostrou também que a violência não é só dos alunos, é algo vivenciado em seus lares, e por isso devemos ter mais atenção com os alunos violentos, pois atrás dessa violência existe um problema familiar.
Fiz uma auto-avaliação tentando replanejar as minhas aulas, mostrando uma postura dinâmica, propocionando aos alunos atividades envolventes, a fim de facilitar a construção do conhecimento a partir de práticas significativas. Isso implica democratizar situações propostas em sala de aula, formando indivíduos autônomos, críticos e dignos. Que saibam reivindicar seus direitos e cumprir com seus deveres.
Entretanto devemos mobilizar amplamente as famílias para orientar e vigiar seus filhos, com quem andam, para aonde vai, o que está fazendo, a hora que sai e a hora que chega, enfim, ter toda essa preocupação, pois as drogas estão soltas em todas as esquinas. Algumas entidades estão preocupadas, como a Polícia, o Padre, o Conselho Tutelar e outras, apelando para que as famílias ajudem nestas questões.
Diz Gabriel Perissé (2009) ”A escola salvará a sociedade se a sociedade salvará a escola.” Se não punirmos nossos filhos hoje, cada pai de família vai ficar inadimplente para o resto da vida tentando pagar uma dívida que nunca chega o fim.

Nenhum comentário: