domingo, 6 de dezembro de 2009

GEAC - TENSÕES DA ESCOLA

Grupo de Estudo Acadêmico (GEAC) Tensões da Escola com a professora Márcea, ela trouxe alguns textos para ser discutido com o grupo falando da importância de um bom gestor na escola e como ele influencia na vida dos docentes dentro da escola. Sabemos que um bom gestor é fundamental para acolher, conversar com os professores e alunos, atraindo também pessoas da comunidade para apoiar nesse processo. Pois acaba, sobretudo sobrando para a escola, os alunos que não atendem seus pais, não respeitando seus professores, a maioria com idade série defasada, passam anos e anos em uma mesma série sem se quer alcançar os objetivos propostos pelo professor, gerando uma série de conseqüências e acaba virando uma bola de neve dentro da escola.
A escola, sobretudo é o lugar que deveremos confiar, pois sabemos que é dali que saem futuros profissionais que a sociedade almeja.
Cabe aos governantes acreditar em seu próprio potencial, e não fazer da escola ponto de comércio, onde muitos profissionais são comprados. A escola só vai ficar atrativa para nossos alunos quando os pais acreditarem, abrirem os olhos, arregaçarem as mangas para enfrentar juntos os desafios encontrados por ela. Uma boa escola é aquela que se articula efetivamente com os pais, com a comunidade, incorporando saberes e solucionando problemas, tendo como eixo central uma direção motivada, orientada por metas claras, que compartilhe com professores, pais e alunos. Mas vejo muralhas impedindo esses laços entre escola, família e comunidade.

Nenhum comentário: