quarta-feira, 8 de julho de 2009

UM CURRÍCULO PARA GERAÇÕES FUTURAS


Esse conhecimento escolar incorpora à organização do currículo um tempo instruído parUm perfil de um profissional investigador de sua prática, com disposição pessoal e profissional para investigar, questionar e solucionar métodos e instrumentos de observação e análise da sua prática. Por isso acredito quando Celso Antunes diz que:

O processo da verdadeira aprendizagem sensibiliza a memória de longa duração e faz do aluno um solucionador de problemas e uma pessoa capaz de transferir saberes construídos em uma referência para múltiplos contextos (ANTUNES, 2002, p. 15).

Com as atividades coletivas as crianças adquirem seus conhecimentos a partir da interação com o outro, modificando,descobrindo,inventando,cabe ao professor estimular na sala de aula a ação, de diversas maneiras.
A sociedade atual demanda por um educador flexível, observador que assume seu papel de intermediador do indivíduo com o meio ambiente, desempenhando um papel fundamental na formação integral do homem. É nessa perspectiva que o educador é a presença que desperta no outro suas potencialidades adormecidas e seus talentos, caminhando lado a lado do educando para conhecer essas potencialidades.
A formação do professor deve está alicerçada aos saberes teóricos advindos das leituras e das discussões com as práticas adquiridas nas experiências que surgem do vivido com o novo conhecimento aprimorando assim a sua atuação profissional.
O educador constrói sua própria identidade profissional com conceito de formação contínua, o saber fazer relacionando a sua prática pedagógica com as experiências vividas. O educador aprende enquanto ensina, aceitando realidades de suas limitações, transformando-o em produtor do conhecimento persistente no cotidiano do fazer pedagógico.
No entanto, as gerações futuras necessitam de educadores que valorizam a concepção e construção coletiva de projetos educativos e inovadores, assim o currículo desempenha de fato distintas missões em diferentes contextos e níveis educativos de finalidade. Concordo quando Pérez fala que:

a a aprendizagem, enquadrando professores e alunos numa temporalidade neutra abstrata, que cumpre a função de disciplinar corpos e uniformizar espaços, condutas e memórias (PEREZ, 2003, p. 18).

A prática curricular de formas viabilizadas reunindo disciplinas, cujos conteúdos mobilizam o professor a transitar do geral ao particular no processo de investigação que implica em compreender a prática da interdisciplinaridade dentre as dimensões do processo didático com as relações humanas e da veiculação de intercâmbio, valores e princípios de vida.

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