domingo, 7 de novembro de 2010

Diga não a exclusão, seja um professor da Inclusão!

O mundo que habitamos não dá mais para viver sem a presença das tecnologias, pois elas são ferramentas que ajuda a compreender as novas técnicas de ensino, favorecendo assim, um trabalho interdisciplinar.
Atualmente, não devemos mais adiar esses encontros com as tecnologias, o papel do professor não é mais de ser transmissor de contéudos, mas um mediador capaz de articular a interação crítica e reflexiva do aluno.
Será que existe um só tempo para todos? Não. A escola se disponibiliza de um tempo e espaço diferente para cada individuo, até por que somos seres semelhantes, porém diferente em vários aspectos.
Sabemos que o uso das tecnologias por si só, não promove a melhoria do ensino aprendizagem, e sim o professor precisa está aberto as mudanças e saber fazer o uso. Como diz Roseane de Albuquerque dos S. Abreu, "os alunos hoje estão muito bem informados, mais informados as vezes que os próprios professores".
O professor precisa se atualizar, buscando refletir sobre sua prática a respeito das novas e atuais tecnologias, aprofundando os seus conhecimentos tecnologicos, para dar suporte maior, tendo como proposito o aprendizado do aluno.

Referências:
ABREU. Roseana de Alburqueque dos S. Cabeças digitais: Um motivo para revisões na prática docente. Rio de Janeiro; Ed. PUC. Rio; São Paulo, Loyola, 2006.

Nenhum comentário: