domingo, 19 de outubro de 2008

Síntese

Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Educação
Pedagogia- Ensino Fundamental
Séries- iniciais
Ciclo um
Cursistas- Maria Delian Silva Cardoso e Maria Janete
Docente: Maria Roseli Sá



2.Centralização/ descentralização na organização da Educação brasileira.


O ensino primário e a formação dos professores passou a ser de responsabilidade dos municípios.
O defensor Anísio Teixeira usou alguns mecanismos para que houvesse um desequilíbrio na educação, contribuindo assim para a democracia e para a sociedade do país trazendo o ensino primário de 4 anos de duração.
Na visão do integralistas eles pensavam contrário das escolas novistas.
O ensino religioso era uma disciplina obrigatória mais com a nova constituição da LDB, a mesma foi abolida, hoje os católicos conservadores estão querendo acrescentar novamente a constituição federal de 1934 o ensino religioso nas escolas. Nesse mesmo período, porém decretava as reformas de ensino em três modalidades industrial, comercial e secundário, a lei orgânica do ensino primário e normal.
Logo depois essas leis foram promulgadas em 46, assim como a criação do serviço Nacional de aprendizagem comercial (Senac) A partir dai, as esquerdas e os partidos progressistas reiniciaram seu diálogo pedagógico a fim de democratização e melhoria de ensino.
Outro ponto foi a suspensão de taixas escolares, a criação de escolas de tempo integral, a organização dos professores em sindicatos.
No ano de 1995, o ensino fundamental era prioridade, assim definiram cinco pontos para as ações: Kits eletrônicos para as escolas, livros didáticos melhores e distribuídos mais cedo, avaliação externa, currículo nacional recursos financeiros enviadas diretamente às instituições escolares.
Em 1996, considerado o ano da educação, política incluiu instauração na TV escola, cursos para os professores de ciências, formação para os trabalhadores, reformas no ensino profissionalizante e a convocação da sociedade para contribuir com a educação no país.
A ampla utilização da mídia no processo de adoção dos PCNS trouxe aprovação para o governo, apesar da manutenção de uma política mais centralizadora, especialmente no processo educativo.
Segundo Vanilda Paiva 86 centralização/ descentralização deve ser remetida a historia da própria formação social brasileira e as tendências econômicas social presente em cada período histórico.
Ficou evidente apos a promulgação da lei 9.394/96, centralizando assim as decisões sobre currículo e sobre avaliação, repassando para a sociedade a responsabilidade estatais, por exemplo: O trabalho voluntario na escola, os projetos família na escola, amigos da escola e a descentralização de responsabilidade do ensino fundamental em direção aos municípios.

Referencias bibliográficas:
Libânio José Carlos,
Oliveiro Ferreira João,
Toschi Seabra Mirza .



Nenhum comentário: